“Nos dias atuais, o treinamento é tido como peça chave no processo de desenvolvimento organizacional e nesse sentido, torna-se necessário pensar que, em um mundo capitalista, o ser humano constitui-se em uma das maiores riquezas das organizações, mesmo diante de tantas inovações.” (CHIAVENATO, 2008)
O processo de treinamento e desenvolvimento pessoal é importante para o crescimento profissional e a capacitação para realização das atividades de um indivíduo perante a organização em que atuará.
A SYSTWORK RH, considera o desenvolvimento dos recursos humanos como um fator de extrema importância para o crescimento, passando a planejar e realizar propostas educativas para os nossos colaboradores no local de trabalho. Sendo assim, o setor de Gestão de Pessoas da nossa empresa tem destaque, cabendo a ele o papel fundamental dentro da nossa organização de administrar, planejar, recrutar, selecionar pessoas, e principalmente treinar, objetivando o desenvolvimento das competências individuais e coletivas.
É um processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, para que possa levar ao desenvolvimento organizacional, garantindo o alcance dos objetivos a que se destina, de forma eficaz, voltado para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições.
A SYSTWORK RH, conceitua o treinamento como sendo um processo sistematizado, com o intuito de promover a aquisição de habilidades, regras e atitudes, resultando na melhor adequação entre as características exigidas diante das funções e entrevistas com os candidatos.
Principais objetivos do treinamento;
a) preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares a organização e,
b) Dar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa vir a exercer.
Por meio do treinamento Volpe (2009), entende que a pessoa pode adquirir habilidades e compreender informações, desenvolvendo a partir destas, atitudes e comportamentos diferentes, além de novos conhecimentos. Tudo isso aponta para resultados apresentados após os treinamentos, tornando satisfatório o conhecimento adquirido tanto para o profissional quanto para a empresa, que recebe um profissional mais competente e qualificado.
O treinamento também é fundamental para uma excelência gerencial, pois é com ele que métodos de capacitação e de desenvolvimento das pessoas acontecem para apoiar a obtenção de estratégias dentro de uma organização.
Com isso observa-se que sem investimento em treinamentos dificilmente se alcançará uma excelência empresarial.
A SYSTWORK RH, busca focar no desenvolvimento pessoal e no crescimento em diversos estágios. Dessa forma, sempre que um indivíduo conclui um estágio, ele já está preparado para começar um novo desafio, focando no seu desenvolvimento pessoal.
Algumas características individuais da pessoa em treinamento:
Experiência, vivência, percepção e capacidade de autodesenvolvimento são de extrema importância para obtenção dos resultados esperados.
Pacheco et al (2005) conclui que “o desenvolvimento será mais rápido e vantajoso se o colaborador estiver exercendo um cargo de que ele gosta e tiver aptidão no que faz.”
A dinâmica em grupo é uma das fases mais determinantes e temidas dos processos seletivos e auxilia na identificação das características e do comportamento ético do profissional. As dinâmicas também são responsáveis por apresentar situações como flexibilidade dos candidatos e suas preocupações em reduzir custos a qualquer preço e sua consideração em relação a imagem da empresa.
Objetivo: Avaliar a autoconfiança e a sensibilidade dos diversos sentidos.
Material: Vendas ou pedaços de tecido para vendar os olhos.
Procedimentos: Formam-se duplas com todo o grupo.
Instruções:
Em cada dupla, uma pessoa fecha os olhos e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a tomar contato com a realidade e objetos que a cercam, sem serem vistos. Se possível passar por situações diversas, como escada, gramado, no meio de cadeiras, tocarem objetos, flores com cheiro, etc.
Depois de 5 a 7 minutos, invertem-se os papéis.
No final avalia-se a experiência, descobertas e sentimentos.
Questões que podem ajudar: Como se sentiu? Por que? Como foi conduzido? Foi capaz de identificar algo? Que importância deu aos diversos sentidos? Quando caminhamos no dia-a-dia deixamos nos tocar pela realidade que nos cerca? Como reagimos diante de situações diversas como por exemplo diante de um policial, de um grupo de meninos de rua, num ambiente escuro, quando acaba a energia?
O que achou da dinâmica?
Meu Próprio Mantra
Objetivos: Automotivação, percepção do poder pessoal, atenção sobre si e o outro, sensibilidade, criatividade.
Participantes: 20
Recursos: Tempo de 60 minutos
Instruções:
Em pé, formando um círculo, um participante coloca-se no centro mantendo os olhos fechados. Procurar manter sua percepção atenta aos sentimentos que o exercício provoca. Cada integrante do círculo pronuncia o nome do “central” de diversas formas, utilizando diferentes acentuações, tonalidades e ritmos. Quando o ouvinte sentir que é suficiente deve fazer um sinal com a mão. Substituir os “centrais” até o último participante.
• sentimentos e sensações em ambos os papéis
• constatações, percepções, descobertas
• analogias com o cotidiano.
- Competição
- Estourando Balões
Objetivo: Este é um exercício de competição, onde vencerá aquele que conseguir manter-se, até o final, com os balões cheios, presos à cintura (ou pelo menos um).
Material: Balões coloridos, barbante.
Processo: Distribuir dois balões (bexigas) para cada participante.
Distribuir, também, um pedaço de barbante suficientemente grande para amarrá-lo à cintura, junto com os balões.
Encher os dois balões e prendê-los ao barbante, um de cada lado da cintura.
Cada pessoa deve tentar estourar os balões da outra, protegendo ao mesmo tempo, os seus balões.
Deve-se utilizar apenas as mãos. Evitar, portanto, objetos que possam provocar acidentes (palitos, unhas, alfinetes, etc.).
Técnica: Criatividade
Objetivos: Proporcionar o afloramento da criatividade, Aquecimento, Experimentar sentimentos autênticos
Tipo de Grupo: Independente
Tamanho do Grupo: Mínimo de 3 e Máximo de 10 participantes
Tempo Necessário: Cerca de 45 Minutos
1. Muitas folhas de papel sulfite
2. Lápis de cera coloridos
3. Fita adesiva
Arranjo Físico: Sala suficientemente ampla, com chão de madeira ou fórmica.
Instruções:
Solicitar que o grupo se sente no chão. Informar que irão fazer desenhos livres e que poderão utilizar qualquer cor para os desenhos.
Dar ao grupo 15 minutos para a execução de suas artes. Afixar todos os desenhos, lado a lado numa parede e solicitar que cada uma das pessoas informe “o que” e o “por que” de seu desenho.
Informar que qualquer um dos participantes poderá alterar o desenho de qualquer dos demais participantes, menos o seu. Após a tarefa cumprida, solicitar que expressem o sentimento a respeito daquela mudança.